quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PROFESSOR VALDENIR LAURENTINO LANÇA LIVRO NO CCH DA UEPB GUARABIRA


Imagem: Portal Mídia
Foi lançado nessa terça-feira (25), no Auditório do Centro de Humanidades (CH), o livro “Caiçara: uma visão geográfica do espaço físico e socioambiental”, escrito por Valdenir Laurentino dos Santos, profissional formado em Geografia pelo Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. A obra, que é resultado de dez anos de pesquisa, abrange um conjunto de artigos e alguns capítulos oriundos do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do autor.

Dividido em quatro partes, o livro versa sobre assuntos interdisciplinares, desde fatos históricos até o tratamento de temas relacionados ao meio físico, a formas de ocupação e a questões ligadas à natureza. Além das várias problemáticas suscitadas, o autor aponta possíveis alternativas no no último capítulo, denominado “Métodos de conservação dos solos agricultáveis”.

“Sinto-me realizado com esta oportunidade. Meu objetivo é de compartilhar o aprendizado adquirido e o resultado de minhas pesquisas com todos. Além disso, é um prazer enorme poder trabalhar com uma realidade que faz parte da minha vivência”, disse Valdenir.

O professor Lanusse Tuma, chefe do Departamento de Geografia, relatou sua satisfação em prefaciar o livro de Valdenir: “É com imensa alegria que apresento esta publicação, primeiro pelo caráter intrínseco do livro, e em segundo, por vivenciar que um dos meus ex-alunos expande novas frentes para a difusão do conhecimento. Essa fonte bibliográfica contribui para enriquecer ainda mais os recursos didáticos aplicados nos cursos de Geografia sejam em nível de ensino intermediário ou superior”.

O autor possui especialização em “Geografia e território: planejamento urbano, rural e ambiental”, pela UEPB. Ele também é professor da Educação Básica no município de Caiçara. Publicado pela editora Ideia, o livro custa R$ 25,00 e pode ser solicitado através do endereço eletrônico valdenirgeo@yahoo.com.br.

Da Ascom-CH


Nenhum comentário:

Postar um comentário