DJALMA WORLD |
Nos últimos dias foi lançado pelo
governo federal, mais um programa educacional a nível nacional, que se
chama “Pacto Pela Alfabetização na Idade certa”. Chega a ser alarmante a
quantidade de semianalfabetos que encontramos em nossas escolas. E olha
que estou falando da segunda fase do ensino fundamental, e pasmem esse
tipo de problema hoje, chega a atingir inclusive algumas séries do
ensino médio da escola pública. É óbvio que a língua de uma nação, é uma
das suas principais armas na luta contra o atraso, e a maior aliada do
progresso de um povo. Essa iniciativa é com certeza de grande
importância para a nossa educação, tendo em vista a atual situação que
se encontra a falta de interesse de boa parte de nossos alunos.
Em matemática principalmente, a situação
não é muito diferente, ou seja, chega a ser ainda mais complicada, já
que se trata de uma ciência milenar de grande importância para o mundo
nos dias atuais. O progresso e a Ascenção, são palavras sinônimas dessa
importante arte nos mais variados setores de nossa sociedade. Claro que
ao trabalhar a forma correta de se expressar e de dominar a nossa
língua, consequentemente a assimilação e o aprendizado tornar-se-ão mais
fáceis. Os benefícios serão incalculáveis tanto para o aprendizado como
também para a formação de opinião, pois a leitura correta, e o hábil
domínio da língua, abrirão de forma ampla vários horizontes de
conhecimentos.
Em minha humilde opinião, acho que deveríamos colocar em prática também o que eu chamo de: “PACTO PELA CONSCIÊNCIA MATEMÁTICA NA IDADE CERTA”.
Isso seria nada mais, nada menos que, solicitar dos professores do
ensino fundamental nível um, que trabalhem de forma mais ampla os quatro
principais algoritmos da matemática, ou seja, as quatro operações
conhecidas como: Adição; Subtração; Multiplicação e Divisão. Os poderes
executivos e legislativos ficariam incumbidos de legislar, e executar
investimentos direcionados a reciclagem, e treinamentos desses
profissionais, capacitando-os de forma correta para exercerem bem esse
trabalho.
Outro ponto de fundamental importância é
a conscientização dos pais e, ou responsáveis, dos seus deveres quanto
ao incentivo e vigilância para com a escola e seus dependentes. Em toda
escola torna-se necessária à presença de um psicólogo, esse profissional
deve acompanhar de forma ampla os procedimentos e regras da escola,
analisando de forma específica os comportamentos diversos dos alunos que
não consigam acompanhar as normas e regras da escola. Devendo inclusive
dependendo do caso, visitar os familiares dos alunos, procurando de
forma conjunta identificar e solucionar juntos, esse problema que impede
o aluno de obter êxito na escola. Esses procedimentos podem ser
trabalhados pelo psicólogo tanto no fundamental um, como no fundamental
dois, e em alguns casos até no ensino médio também claro.
Quero parabenizar a todos os envolvidos
nesse projeto do governo federal, e desejar-lhes sucessos. E na condição
de profissional da área de exatas, deixo aqui também a minha humilde
opinião, como profissional que se encontra em plena atividade dentro da
escola pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário